Buscar
  • mundodosresultados

Governança de Dados na Administração Pública

Todos dizem que os dados é um ativo valioso, mas o que muitos não fazem é a governança deles.

Quando falamos em governança significa que fazemos a integração entre as diferentes áreas de gestão buscando a excelência. Muitos persistem seus dados utilizando processos separados que não estão integrados e trazem uma visão integrada depois através de BI ou DW, mas isso não é governança.

Governança é quando você utiliza o melhor processo já integrado, persistindo os dados com o menor custo possível, sem necessidade de acessar os dados de diferente formas.

O Governo Federal por exemplo fala em acesso único com o GovBR, com vários sistemas disponíveis em um local único, mas trata-se somente de atalhos, não há um local onde seja possível a pessoa visualizar e gerir todos seus dados, desde educação, saúde, veículos, empregos, impostos pagos, certidões físicas e jurídicas, telefones, imóveis e assim por diante. Isto porque não há governança no governo federal, com isso o custo para geração e manutenção destes dados é muito alto e desintegrada e não possibilita várias tratativas que poderiam evitar desvios e possibilitar planos de apoio.

Agora na sua empresa imagine o mesmo, você não tem a visão de quantos funcionários você tem integrado com quanto eles estão produzindo, em quais produtos cada um atua, resultados quando estão no trabalho e quando estão licenciados, gestão dos seus ativos, lista dos seus serviços, quando tudo isso está integrado num processo você passa a ter a governança da sua empresa, sem precisar ficar extraindo vários relatórios, construindo BI's complexos por cada dado está em um sistema ou em planilhas distintas. Ou até ligar ou mandar email para cada chefe de área para ficar mandando resultados que podem nem ser os verdadeiros, seja por erro humano ou reaslmente feito para majorar resultados.

E aí vamos construir juntos um modelo para seus dados e assim seus processos e sistemas tenham o menor custo para dar origem a eles e você ter a Governança da sua empresa?

13 visualizações0 comentário