Dicas de alimentação para concurseiros: 

Alimentação durante os estudos:

Sem sombra de dúvidas durante a preparação para provas de concursos públicos uma das maiores preocupações de candidatos é como devem se preparar para alcançar a tão desejada nomeação. Já passou pela sua cabeça que um excelente resultado pode depender da sua alimentação?

Uma alimentação balanceada e adequada aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorrespiratória e aumenta a oxigenação cerebral, levando a uma maior circulação de sangue na mente. Uma boa alimentação pode potencializar um ótimo rendimento nos estudos, uma melhor concentração, atenção e disposição, além de diminuir a ansiedade.

Segundo a Revista Scientific American, frutas cítricas e vermelhas, tofu, chá, chocolate amargo, possuem compostos químicos que ajudam a estimular a memória e agilidade mental, além de proteger os neurônios de doenças degenerativas. Alimentos como peixe, ovo, alface, maça, maracujá, laranja, cereais integrais, azeite de oliva, mirtilo, frutas vermelhas, espinafre, especiarias como tomilho, pimenta, orégano e sálvia não podem faltar, durante o processo de preparação para provas de concursos e cursinhos. Esses alimentos possuem substâncias e compostos químicos como flavonoides, colina, lactucina, vitamina C, fisetina, ômega 3 e 6, acido fólico, vitamina do complexo B, que são potentes para estimular a memória  e o aprendizado, eliminação de radicais livres no cérebro, proteção para o cérebro, melhora a troca de informações entre neurônios, previne o cansaço e combate o estresse.

Lembrando que se hidratar é tão importante quanto. Os cientistas da Universidade do Leste de Londres, em uma pesquisa, descobriram que pessoas que ingerem 500 ml de água antes de atividades intelectuais têm reações 14% mais rápidas.  Então Beba quantidades suficientes de água e o resto só dependerá de você e do quanto se preparou.

Lançarei, mais a frente, um artigo sobre a alimentação no dia da prova. Espero vocês lá.

Bons estudos.

 

Alimentação para o dia da prova:

 

É hoje o dia da prova!

O grande dia chegou. Esse dia traz insegurança e muita ansiedade, mas não é isso que queremos. Queremos arrasar e mandar muito bem. Para garantir que tudo ocorra bem, uma boa alimentação bem equilibrada e balanceada faz toda a diferença.

Na véspera da prova, não podemos nos descuidar, alimentos que não são habituais da dieta tem que ser evitados para prevenir possíveis desconfortos intestinais. Fique longe dos alimentos muito gordurosos, como feijoada, molhos a base de queijo, batata frita, carne vermelha e bebidas alcoólicas, pois podem dificultar a concentração e o desempenho durante a prova.

Jamais fazer a prova em jejum, pois a glicemia pode baixar (hipoglicemia), tendo como consequência sonolência e dificuldade de concentração, dor de cabeça, queda de pressão e fraqueza.

Que tal uma vitamina bem energética para garantir o melhor desempenho durante a prova? Aí vai à receita:

 1 Polpa de açaí congelada
 1 banana ou fruta da sua preferência
 1 colher de aveia
 1 colher de linhaça dourada
 100 ml de água bem gelada
 1 colher de mel ou açúcar demerara

Se o horário da prova for após o almoço, dê prioridade para uma refeição mais leve; prefira arroz ou macarrão integral; proteínas mais leves como peixe, frango assado ou grelhado; tenha mais variedade na salada; e como sobremesa, coma uma fruta.

E não se esqueça: uma boa hidratação faz toda a diferença. Então beba muita água.

No próximo artigo, abordarei sobre a alimentação durante a preparação para o teste físico.

Boa prova e boa sorte!


Alimentação durante a preparação para o teste físico:

 

O período de estudos para a prova já passou e você foi aprovado para a tão sonhada vaga no concurso, porém ainda não acabou, tem mais uma etapa, o teste de aptidão física. Sem desespero, só basta seguir alguns dicas simples. Quando há um preparo físico aliado com uma alimentação equilibrada, o teste passa a se tornar mais agradável e não mais um bicho de sete cabeças. Devemos lembrar que uma boa dieta faz toda a diferença, um dos maiores fatores que prejudicam a aptidão física é o excesso de peso. Quando combinamos a alimentação saudável com exercícios físicos obtemos um melhor desempenho e como consequência uma redução de gordura corporal. É bom lembrar que as necessidades calóricas e nutricionais são diferentes para cada individuo. Saber individualizar a dieta é essencial.

Segundo o livro Alimentos, nutrição e dietoterapia (MAHAN, L, K; ESCOTT-STUMP, S.KRAUSE; 2012), o elemento mais importante para o sucesso do treinamento esportivo e desempenho físico é proporcionar quantidades adequadas de calorias para suportar o gasto energético e manter a força, a resistência, a massa muscular e a saúde em geral. As demandas de energia e de nutrientes variam com o peso, a estatura, a idade, o sexo e a taxa metabólica bem como o tipo, a frequência, a intensidade e a duração da atividade e o desempenho.

Uma alimentação equilibrada e balanceada é primordial, pois proporciona nutrientes na quantidade certa, compensa as necessidades energéticas, melhora o rendimento do teste de aptidão, além de proporcionar uma melhor recuperação após o teste.

Pois bem, aí vão algumas dicas para se preparar bem para seu TAF. Jamais realizá-lo em jejum; estar muito bem hidratado (cerca de 500 ml duas horas antes e 150 ml 15 minutos antes); deve-se evitar alimentos com excesso de açúcar e que contenham muita fibra; prefira alimentos com baixo índice glicêmico como frutas com teor de fibra menor, como por exemplo a ameixa ou morango, e alimentos na sua forma integral; alimentos gordurosos e alimentos ricos em proteínas devem ser privados horas antes do teste.

E não esqueça de se alimentar e se hidratar nas primeiras duas horas após o teste físico para ter uma recuperação mais rápida e repor as reservas energéticas.

Boa sorte.

Versiane Leonete da Cruz (CRN - 11225)

Clicando em Aceito eu estou de acordo com todas as cláusulas abaixo:

1. Acesso gratuito as funcionalidades do site. Sem cobrança adicional por qualquer solicitação ou participação no site;
2. Somente as pessoas cadastradas com a identificação do CPF poderão realizar ações que altere a informação da base cadastral, para assim evitar que pessoas alterem os dados com má fé. Será considerado crime de falsidade ideológica a alteração de dados cadastrais do usuário que tentar se passar por outra pessoa no site para obter alguma vantagem ou publicidade.
3. As pessoas que fizerem alterações julgadas de má fé pelo Mundo dos Resultados terá seu cadastro removido e todas suas ações serão retornadas para o estágio anterior. Podendo o usuário ter seu cadastro liberado, somente, mediante pagamento de multa no valor de 100,00 (cem reais), corrigidos anualmente conforme a inflação.
4. Na página de perfil pessoal de cada usuário aprovado não serão mostrados dados pessoais dos cadastros. Portanto mostrará somente: 1- seus resultados em eventos, com gráfico de desempenho por ano; 2- se a pessoa é cadastrada no site, com a opção das pessoas, também cadastradas, enviarem mensagens através do site, que chegará no seu email ou mensagem privada; 3- As instituições de ensino que ele tenha informado, ou que tenha vindo das suas informações públicas ao logar com o facebook, ou ainda informado pela instituição de ensino que contratou o Mundo dos Resultados e informaram que aquela pessoa estudou ou utilizou materiais daquela instituição.
5. O usuário não satisfeito com alguma informação quanto as suas instituições de ensino poderá acessar seu cadastro e remover ou alterar seu cadastro, assim não poderá questionar qualquer informação que esteja cadastrada em seu nome, mesmo porque este site é meramente informativo, baseados em nomes e assim podem haver homônimos ou falhas na correlação com nome, de toda forma haverá a oportunidade da pessoa retirar toda e qualquer informação quando achar melhor.
6. O usuário cadastrado aceita que seu perfil de aprovações em concursos públicos, bem como o histórico de marcas que foram adquiridos produtos pelo site sejam descritas na sua página de perfil no site, que podem ser indexada em consultas pelo seu Nome Completo no google. Ainda haverá um ranking dos cadastrados no site com a posição de cada um. Este ranking será utilizado para questão de descontos no site e não tem o intuito de classificar ou utilizar para qualquer efeito de comparação se alguém é melhor do que outro, meramente para premiar e ser insumo para outras pessoas espelharem nos melhores colocados.
7. As solicitações de remoção de cadastro do site devem serem feitas através do contato no site e na opção dúvidas, onde será perguntado como faz para realizar a remoção do cadastro, até que seja automatizada uma forma de exclusão do cadastro pelo site.