Mundo dos Resultados

Análise da prova

 

Futuro TEFC,

           

Essa prova de Técnico do TCU foi bem interessante. O CESPE inovou na forma de cobrar algumas matérias, e trouxe algumas questões difíceis! Entretanto, em resumo, a prova não estava difícil!

 

Ressalta-se que  a questão 2 e a peça técnica foram objetos de discursivas no nosso simulado (ambas no Simulado 5)!

 

E sobre suprimento de fundos, também tratamos no email “Dúvida sobre retenções” encaminhado no sábado, véspera da prova! Quem leu os artigos 45 a 47 do Decreto nº 93.872/86, que citei no email, se deu bem!!!

 

A proposta de divisão da prova, que constava na planilha “Edital Estruturado”, disponibilizada no site do Mundo dos Resultados, também apresentava quase a mesma estrutura da prova. Errei por pouco!rsrs

 

 

Ademais, seguem as minhas considerações a respeito de cada matéria da prova.

 

Conhecimento Básico

 

A prova de Português estava mais difícil que o normal. Em provas para cargos de nível médio, o Cespe costuma cobrar mais questões de gramática e redação oficial, e menos de interpretação de texto. Nessa prova, entretanto, foi diferente. O Cespe cobrou 13 itens de gramática, 9 de interpretação de texto e nenhum item de Redação Oficial. Foram no total 22 itens. Quase 50% da prova de conhecimento básico.

 

As questões de gramática estavam fáceis, mas exigiam um pouco de atenção. Já as de interpretação de texto estavam nível médio para difícil. Aqueles que fizeram bastantes provas anteriores têm tudo para obter um bom desempenho.

 

Na prova de Direito Constitucional, o CESPE tirou muito a mão. Estava muito tranquila. 10 itens de graça! A matéria mais difícil, que era a parte de orçamento, não foi nem cobrada. Quem fez os desafios e leu a CF/88 estava bem preparado. Só espero que a Banca não invente novas interpretações malucas na divulgação do gabarito.

 

A prova de Informática estava bem distribuída. Umas 4 questões médias/difíceis e o restante dava pra fazer. Não precisava saber de nada muito técnico, todavia cobrava o uso prático de algumas funções básicas do computador, que só quem já mexeu poderia responder.

 

Em Atualidades, o CESPE viajou geral. Ainda bem que foram poucos itens, apenas 8. Cobrou 3 assuntos: Crise da Grécia/ União Europeia; Casamento entre pessoas do mesmo gênero e Relações Internacionais. Procurei no material de atualidade em pdf e não achei a resposta de nenhuma questão. Então mesmo que tivesse estudado tudo, a chance de saber todos os itens era muito pequena. Metade dos itens poderiam ser respondidos com interpretação de texto e lógica. A outra metade eram assuntos muito específicos. E isso não vai fazer diferença na sua prova, pois quase ninguém sabia! Era preciso ser vidente para acertar o que estudar. A melhor estratégia era fazer as que sabia e deixar em branco ou chutar (usando o bom senso) as questões que não sabia.

 

Questão Discursiva 1

 

De fato, o tema de atualidade pegou todo mundo de surpresa. Mas, por sorte, não era um assunto muito difícil de escrever. Além disso, o próprio texto motivador já contextualizava bem o conteúdo.

 

Tenho receio da proposta de espelho de correção das discursivas elaborado pelo CESPE. Como as questões eram bem abertas e o assunto bem genérico, corrigir objetivamente à questão deve ser complicado. Terça-feira saberemos o que a Banca quer, e poderemos adequar a proposta de espelho apresentada com a resposta que você fez na sua discursiva, por meio de recursos.

 

Questão Discursiva 2

 

Estava de graça. Fizemos uma discursiva bem parecida no simulado 5. O assunto era batido. Acredito que, quem fez o Programa de Estudo Intensivo, terá uma nota muito boa!

 

Apenas um aspecto importante é que ele pediu a função de cada um dos instrumentos de fiscalização, e não apenas o conceito. Isso demandava uma fundamentação melhor sobre cada um dos itens, principalmente a respeito da auditoria (que valia mais ponto). Mas, tirando isso, estava tranquila.

 

Conhecimento Básico

 

A prova de Direito Administrativo não estava difícil. A banca cobrou questões comuns. O problema é que não abordou todo o conteúdo do edital. Fixou-se apenas em ato administrativo e Licitação, apenas!  Quem leu a lei 9.784/99, a Lei 8.666/93 e a Lei 10.520/02,  gabaritaria fácil!

 

A parte de Execução Financeira e Orçamentária estava de médio para difícil. Quem não leu o MCASP e não fez a revisão detalhada da LRF com certeza teve muita dificuldade.  Mas a prova estava boa e com uma distribuição boa das matérias. Cobrou de tudo um pouco!

 

Controle externo, assim como na prova de Técnico de 2012, veio cobrando assuntos bem específicos. Quem não leu a LOTCU e a parte de processos em geral (principalmente recursos) do RITCU deve ter ficado perdido igual “pinto no lixo”. Mas quem leu, foi bem! Classificaria como de fácil para médio

 

A surpresa da prova foi a matéria de Noções de Administração, os assuntos do edital foram quase todos abordados. Em geral as questões não estavam muito difíceis, mas o CESPE mais uma vez apelou para a subjetividade em alguns itens. Isso faz com que candidatos preparados acabem errando. Normal, não há como ter acesso a toda a doutrina utilizada pela banca nesta matéria, a qual é muito vasta! Uma nota de 60% líquido já seria mais que excelente aqui! O candidato que se preocupou em acertar os itens fáceis e médios se saiu bem. Além disso, a banca deixou alguns itens muito longos. Como estavam no final na prova, o objetivo era descartar os candidatos que já estavam cansados e não se preparam adequadamente para os dois turnos. Quem adotou as estratégias para manter o nível de concentração alto e estudou o assunto saiu com vantagem.

 

Peça técnica (Suprimento de Fundos)

 

Peça bem complexa. Cobrando um assunto relativamente fácil, mas de um modo bem prático, o que dificulta um pouco a vida do candidato. Além disso, a banca apresentou 5 tópicos para uma questão de apenas 30 linhas. Montar a estrutura de resposta talvez tenha sido o principal desafio. Era preciso aplicar bem a técnica de elaboração das questões discursivas.

 

RESUMO

 

Fazendo uma análise geral, a prova está num nível entre fácil/médio. Considerando que é uma prova do TCU e o nível da concorrência, aposto numa nota de corte de 75% para quem está dentro das vagas e 65% para ficar entre os 200 primeiros.

 

O ponto positivo é que muito dos primeiros colocados também vão fazer a prova de auditor e tem grandes chances de passar. Isso fará com que chamem bem mais gente que o quantitativo de vagas inicialmente previsto.

 

 

Bons Estudos!!!

Bruno Marques




Técnico do TCU 2015 - Pós Prova - Planilha de correção e Recursoss

Clicando em Aceito eu estou de acordo com todas as cláusulas abaixo:

1. Acesso gratuito as funcionalidades do site. Sem cobrança adicional por qualquer solicitação ou participação no site;
2. Somente as pessoas cadastradas com a identificação do CPF poderão realizar ações que altere a informação da base cadastral, para assim evitar que pessoas alterem os dados com má fé. Será considerado crime de falsidade ideológica a alteração de dados cadastrais do usuário que tentar se passar por outra pessoa no site para obter alguma vantagem ou publicidade.
3. As pessoas que fizerem alterações julgadas de má fé pelo Mundo dos Resultados terá seu cadastro removido e todas suas ações serão retornadas para o estágio anterior. Podendo o usuário ter seu cadastro liberado, somente, mediante pagamento de multa no valor de 100,00 (cem reais), corrigidos anualmente conforme a inflação.
4. Na página de perfil pessoal de cada usuário aprovado não serão mostrados dados pessoais dos cadastros. Portanto mostrará somente: 1- seus resultados em eventos, com gráfico de desempenho por ano; 2- se a pessoa é cadastrada no site, com a opção das pessoas, também cadastradas, enviarem mensagens através do site, que chegará no seu email ou mensagem privada; 3- As instituições de ensino que ele tenha informado, ou que tenha vindo das suas informações públicas ao logar com o facebook, ou ainda informado pela instituição de ensino que contratou o Mundo dos Resultados e informaram que aquela pessoa estudou ou utilizou materiais daquela instituição.
5. O usuário não satisfeito com alguma informação quanto as suas instituições de ensino poderá acessar seu cadastro e remover ou alterar seu cadastro, assim não poderá questionar qualquer informação que esteja cadastrada em seu nome, mesmo porque este site é meramente informativo, baseados em nomes e assim podem haver homônimos ou falhas na correlação com nome, de toda forma haverá a oportunidade da pessoa retirar toda e qualquer informação quando achar melhor.
6. O usuário cadastrado aceita que seu perfil de aprovações em concursos públicos, bem como o histórico de marcas que foram adquiridos produtos pelo site sejam descritas na sua página de perfil no site, que podem ser indexada em consultas pelo seu Nome Completo no google. Ainda haverá um ranking dos cadastrados no site com a posição de cada um. Este ranking será utilizado para questão de descontos no site e não tem o intuito de classificar ou utilizar para qualquer efeito de comparação se alguém é melhor do que outro, meramente para premiar e ser insumo para outras pessoas espelharem nos melhores colocados.
7. As solicitações de remoção de cadastro do site devem serem feitas através do contato no site e na opção dúvidas, onde será perguntado como faz para realizar a remoção do cadastro, até que seja automatizada uma forma de exclusão do cadastro pelo site.

Clicando em Salvar eu estou de acordo com todas as cláusulas abaixo:

Contrato do Vendedor com o Site Mundo dos Resultados (MDR):

  • - O vendedor assegurará a entrega do produto, em sua integridade, após consulta de validade do cupom no site do MDR, onde disponibilizará conforme os prazos informados na oferta do produto;
  • - O vendedor concorda em ofertar os produtos com valores inferiores ao ofertados em qualquer outro meio de venda, em pelo menos 90% do valor ofertado em outros sites.
  • - O vendedor concorda em receber o repasse do MDR de 75% do valor ofertado pelo produto, assim o MDR ficará com 25% do valor ofertado após a venda.
  • - O vendedor concorda em receber somente o valor após entregue o serviço, onde receberá um código do Usuário que adquiriu o produto, código esse único que deverá ser informado no site MDR. Após o cadastro do código válido, em no máximo 30 dias estará disponível para retirada no site MDR e o vendedor pagará a taxa bancária, conforme o serviço (TED ou DOC), transferências via conta na Caixa Econômica não haverão taxas.
  • - O vendedor assume a responsabilidade em utilizar os serviços do PagSeguro no caso de ocorrer divergências com o usuário, no caso de o usuário afirmar não ter recebido ou ainda recebido com defeito, incompleto ou algo diferente do anunciado. Assumindo os custos postais de reenvio no caso de defeito ou garantia.
  • - O vendedor terá os resultados dos usuários vinculados ao seu produto e marca, após aquela data em que o vendedor confirmou que o usuário recebeu o produto, independente do resultado do usuário. O site MDR buscará resultados positivos para divulgar o vendedor do produto, porém todos os resultados poderão ser vistos pelos usuários.

Tabela de Custos

  • Montante de Retirada          Percentual MDR

  • inferior R$ 1.000,00               25%
  • inferior R$ 2.000,00               20%
  • inferior R$ 4.000,00               15%
  • inferior R$ 6.000,00               12,50%
  • inferior R$ 8.000,00               10%
  • inferior R$ 10.000,00               9%
  • inferior R$ 12.000,00               8%
  • inferior R$ 14.000,00               7%
  • inferior R$ 16.000,00               6%
  • inferior R$ 20.000,00               5%

Enquete

Sugira Concursos! Os mais votados serão cadastrados primeiro.

Patrocínio

Eu vou passar Canecas Personalizadas iEstudos Fale conosco

Top 10 - Instituições
que mais aprovam

Top 10 - Aprovados